COUPE MONDIALE 2005 - CASTELO BRANCO
CASTELO BRANCO ORGANIZA PELA PRIMEIRA VEZ EM PORTUGAL A MAIS IMPORTANTE COMPETIÇÃO
MUNDIAL DE ACORDEÃO

25 A 30 DE OUTUBRO

2005 Coupe Mondiale General Information2005 Coupe Mondiale Categories
General Information and Conditions Coupe Mondiale  
Coupe Mondiale Organizers   Junior Coupe Mondiale  
Welcome to Castelo Branco - Map & Info   International Competition for Piano Accordion  
Free Download of 2005 Test Piece Virtuoso Entertainment Competition  
Accommodation in Castelo Branco   Junior Virtuoso Entertainment Competition 
Bulletin Board for Contestants and Visitors
Schedule of Events        Review of 2004 Coupe Mondiale
Coupe Mondiale em Castelo Branco    2005 CIA Registration Forms
Press Information           International Jury Registration Form
Coupe Mondiale Index Page Delegate and Guest Registration Form
CIA Website 70th Anniversary Banquet Registration Form
 
PORQUÊ A COUPE MONDIALE EM CASTELO BRANCO
A Coupe Mondiale é uma organização da Confédération Internationale des Accordéonistes (CIA) que vai realizar-se em 2005 pela 58ª vez. Trata-se da mais importante competição dedicada ao Acordeão, em todo o Mundo e que se realiza anualmente sempre num país diferente. A título de exemplo, as três últimas edições tiveram lugar na França, Húngria/Eslováquia e Dinamarca. Por outro lado, já estão definidos os locais para a realização da Coupe até 2013!

O Conservatório Regional de Castelo Branco, após dois anos de trabalho conseguiu que a edição de 2005 fosse realizada na nossa cidade, de 25 a 30 de Outubro. Este é, porventura, um dos mais importantes eventos musicais de âmbito internacional já alguma vez promovidos em Castelo Branco. O acordeão é um instrumento com fortes raízes no imaginário beirão e tem vivido um "renascimento" gradual espelhado num crescente número de praticantes, impulsionado pela criação do curso de acordeão, primeiro, no Conservatório Regional de Castelo Branco e, mais recentemente, na Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico. Aliás, um dos argumentos mais importantes para a aceitação de Castelo Branco como anfitrião de tão importante competição foi exactamente o facto de ser a única cidade que oferece um curso superior de Acordeão.

O QUE É A CONFÉDÉRATION INTERNATIONALE DE ACCORDÉONISTES (CIA)?

Fundada em Paris, no ano de 1935, como Associação Internacional dos Acordionistas, foi reconstituída com a actual designação "Confédération Internationale des Accordéonistes", em Maio de 1948 num celebrado encontro em Lausanne, Suiça. Após uma Convenção preparatória realizada em Paris em Janeiro do mesmo ano, os delegados da Bélgica, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda, Itália, Polónia e Suiça reuniram-se criando um Conselho Superior e elegeram os membros oficiais.

Desde o início da sua actividade, um dos seus principais objectivos foi o de elevar o estatuto do acordeão (que naqueles tempos muito dificilmente era reconhecido como um isntrumento musical "sério") no mundo musical. Por um lado, este desiderato envolve a subida de nível dos instrumentistas e, com este objectivo em mente, a Convenção de Lausanne incorporou o primeiro Festival Mundial de Acordeão. Os acordeonistas eram escolhidos por muitos dos países participantes e competiam pela "Coupe Mondiale", que rapidamente se tornou uma das mais importantes distinções internacionais que um instrumentista poderia obter.

A Coupe Mondiale realizou-se regularmente a partir dessa data em diversos países tais como Austria, Bélgica, Canada, Checoslováquia, Dinamarca, Finlandia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda, Hungria, Itália, Malta, Nova Zelândia, Polónia, Eslováquia, Suécia, Suiça, Estados Unidos e Venezuela. Ao longo destes anos, a Coupe Mondiale contribuiu significativamente para o elevar progressivo do nível de execução instrumental.

A introdução, em 1961 das medalhas de Ouro, Prata e Bronze para os músicos classificados nas várias categorias, contribuiu largamente para afastar as críticas sobre o conceito de encontrar através desta competição do "melhor acordeonista do mundo". Agora, em cada ano, muitos acordeonistas podem regressar aos seus países com diversos prémios, que têm um enorme potencial em termos de divulgação local, nacional e internacional, resultando num interesse crescente na actividade musical e encoranjando jovens músicos a continuarem os seus estudos e a desenvolverem a sua desenvoltura técnica e artística.

Nos anos mais recentes, a Confederação reconheceu a importancia de assegurar o interesse dos mais jovens pelo acordeão e garantir o seu adequado posicionamento na actividade cultural em todo o mundo. Como consequência foi criada uma competição especialmente direccionada para os júniores, na qual as associações nacionais seleccionam os seus melhores instrumentistas realizando um registo magnético que, após avaliação do júri internacional, resulta no convite para participarem no concerto especial na Coupe Mondiale seguinte.

Esta ideia desenvolveu-se assumindo a forma de uma Coupe Mondiale Júnior que se realizou pela primeira vez na Eslováquia, em 1996, com vinte participantes. Outra novidade recente é a categoria de Virtuoso Entertainment, que teve lugar pela primeira vez em conjunto com a Coupe Mondiale em 1989, com o objectivo de destacar a versatilidade do acordeão e as suas capacidades em termos de criar momentos de diversão. Esta categoria granjeou um público entusiástico o que originou a sua expansão para uma categoria Júnior.

Em Londres e sob os auspícios de um membro da CIA, a National Accordion Organization, do Reino Unido, realizou-se pela primeira vez a competição para Acordeão de teclas (Piano Accordion) e no ano seguinte, uma competição para Música de Câmara. Ambas passaram a fazer parte das competições da Coupe Mondiale.

O número de membros da Confederação aumentou ao longo dos anos, a partir das oito associações que enviaram delegados à Assembleia realizada em Lausanne, em 1948, até um total de 21 membros efectivos e 4 "correspondentes" em igual número de países.

A Confederação reconhece a importância de ajudar a desenvolver o repertório de música composta especialmente para acordeão e, complementarmente, de organizar e actualizar catálogos de obras. Motivou, também, a criação de uma obra original para a peça obrigatória da Coupe Mondiale e obrigando os candidatos a tocar, pelo menos, uma obra original composta para o instrumento.

Nos anos setenta, um Comité foi criado para prestar assistência às organizações que promovem o instrumento num contexto educativo, garantindo o reconhecimento do acordeão nas mais importantes escolas e academias. É com muita satisfação que se verifica que o acordeão faz agora parte do currículo de proeminentes centros educativos num número crescente de países.

Em 1975, a CIA tornou-se a primeira organização do seu género a ser aceite pelo International Music Council (IMC), que é a maior divisão não governamental da UNESCO.



Home PageOrder Test Piece AccommodationSchedule of Events
General Guidelines Competition CategoriesWelcome to Castelo BrancoCIA Website